Com seus contratos importados e vinculados ao planejamento, é possível começar a colher os frutos da integração e enviar medições dos contratos para o Sienge.
Conforme as medições físicas de sua obra vão sendo realizadas, a Prevision registra essas informações e calcula o Avanço Físico-Financeiro de seus itens dos contratos, que serão usados como referência para a medição dos itens.
Quando chegar o momento de medir seus contratos, acesse os detalhes do contrato em questão em "Gestão de Contratos".
A Estrutura dos Dados
Nesta listagem são apresentadas algumas informações importantes, destacados na imagem abaixo:
Na Coluna 1 é apresentado o Avanço Físico-Financeiro de cada um dos itens de seus contratos. Esse valor é calculado a cada medição física da sua obra, para entender mais como esse cálculo é realizado leia este artigo.
As Colunas 2, 3 e 4 apresentam o quanto será medido desse contrato na próxima vez que as medições forem enviadas para o Sienge. As três colunas apresentam o mesmo dado em três formatos diferentes:
Coluna 2: Quantidade a ser medida, calculada com base na Quantidade Contratada e a unidade de medida configurada no momento de criação do contrato
Coluna 3: Percentual a ser medido, a representação em percentual do valor monetário a ser medido
Coluna 4: Valor monetário a ser medido, calculado com base nos valores de mão de obra e insumo preenchidos no momento de criação do item do contrato.
Edição dos Valores
Ao entrar na lista de itens do contrato, os valores preenchidos nas Colunas 2 a 4 representam o valor de medição mais atual deste contrato no Sienge, e pode ser editado facilmente para adequar o valor da medição para o envio.
Qualquer edição realizada em um desses campos automaticamente é refletida nos demais, atualizando os valores para contemplar a edição de um deles. Assim você possui liberdade para medir seus contratos através da referência que fizer mais sentido para sua obra e contrato.
Como cada construtora possui sua própria regra de como um contrato deve ser medido com base em seu avanço físico da Obra, a Prevision permite total liberdade nesse momento. O valor apresentado em Avanço Físico-Financeiro serve como uma sugestão, não limitando o valor a ser medido oficialmente do item. Considerando o seguinte exemplo:
Depois da última edição, o Item do Contrato Térreo / G1 - Encunhamento apresentou um Avanço Físico-Financeiro acumulado de 65,47%. A última medição feita no Sienge indica que este item teve uma medição de 1000m² (ou 45,25%). Neste caso existem algumas opções:
É possível igualar o Valor a ser Medido com o Avanço Físico-Financeiro, representando que tudo que foi executado está sendo liberado para medição
É possível preencher um Valor a Ser Medido superior o 65,47% calculado pela Prevision. Cenário que pode acontecer em algum tipo de negociação com o Empreiteiro
Também é possível preencher um Valor a Ser Medido inferior aos 65,47%. Isso pode representar algum tipo de problema com a qualidade do serviço, ou até regras de medição da própria construtora
Neste cenário, a única restrição que existe seria o preenchimento de um valor abaixo do já existente no Sienge, ou seja, um valor abaixo de 45,25% do item do contrato.
Envio dos Dados
Quando estiver seguro com os dados preenchidos nas Colunas 2 a 4 você pode enviar estes dados para o Sienge para registrar essas medições. Isso fará com que todos os itens deste contrato que tiveram alguma alteração desde a última medição do Sienge sejam sincronizados.
Para isso, clique no Menu de Funcionalidade no canto superior direito da tela e clique em "Enviar Medições para o Sienge" e depois em "Enviar Medições" no rodapé do menu.
Quando o processo de sincronização for concluído, esta medição aparecerá no Sienge, para que possa ser autorizada e siga o fluxo de liberação de pagamento como já é de praxe dentro do Sienge. Todas as medições enviadas para a Prevision são registradas com a data atual do envio e com a Data de Vencimento definida como a Data atual + 30 dias.
Caso queira checar a medição que foi enviada, basta acessar o Sienge e navegar até: "Suprimentos" > "Contratos e Medições" > "Medições" > "Cadastros"
Utilize os filtros necessários para achar o Contrato em questão e poderá encontrar a medição enviada e clique no ícone de editar para poder visualizar os dados.
Navegue até os itens do Contrato e clique em Editar na Unidade Construtiva desejada
Na coluna "Quantidade Medida" você encontrará o valor medido para esta medição. Lembrando que o dado apresentado nesta coluna é referente à "diferença" entre o valor medido anteriormente o valor a ser medido apresentado na Prevision, totalizando no valor acumulado correto.
Ficou com alguma dúvida? Contate nosso suporte através do ícone azul no canto inferior direito!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo






