Tendência - Detalhamento e ajustes

Criada por Italo Oliveira, Modificado em Qui, 30 Out, 2025 na (o) 3:09 PM por Marina Turrisi

Ao abrir a EAP até o último nível, estará disponível o detalhamento do item, que mostra a composição dos valores comprometidos (realizado e documentos de previsão) e a comprometer (saldo do orçamento e ajustes).   


Clicando no link de valor de cada uma das colunas, abre-se o detalhamento da categoria.  


Comprometido (realizado e documentos de previsão) 


Os documentos do Comprometido têm como fonte o ERP (do Sienge: relatório Analítico Analítico de Apropriações por Obra), com todos os documentos apropriados a cada item do orçamento. 

 

                                  

A configuração para categorização dos documentos entre realizado e documentos de previsão é feita nas configurações, conforme mostrado nesse artigo 

 

Do relatório do ERP, trazemos não apenas o código dos documentos como também a data (conforme critério definido na exportação ou importação por API), título/parcela, credor e valor apropriado. É possível aplicar filtros e reordenar documentos conforme valores da tabela.  

 

Como exemplo, no filtro por credor, ao selecionar um credor, serão exibidos apenas os documentos relacionados a ele, e o cabeçalho do detalhamento apresentará o total realizado correspondente ao filtro aplicado.  

 

Exemplo: 

 

 

Informações adicionais são trazidas no subtítulo, com a % do comprometido que faz parte da categoria, e a somatória dos documentos com data até o período (mês de referência).  

 

 


É possível desconsiderar documentos que não devem ser considerados para o cálculo da tendência (por exemplo: uma NF apropriada de forma equivocada). Para o processo, basta clicar no botão da coluna "Considerado" e o valor não entrará mais para os cálculos tanto na tendência, como na dashboard.  

 

  

Importante: nada é alterado em seu ERP ao desconsiderar o documento na Prevision. Para auxiliar no retorno das informações para o ERP, você pode fazer o download do arquivo exportável de apropriações e filtrar a coluna "documento desconsiderado?". 

 

Para os documentos de previsão, é possível também alterar a forma de distribuição de cada documento. Cada documento já virá com uma configuração padrão definida nas configurações (veja esse artigo) mas no detalhamento é possível alterar a distribuição de documentos específicos  

 

 

 

Exemplo: como padrão, os documentos de contratos são distribuídos conforme avanço físico, mas posso ter um contrato pago à vista. 

 

A comprometer (saldo do orçamento e ajustes) 

 

Os valores a comprometer são valores não-comprometidos no ERP, ou seja, que não possuem documentos de pagamento ou previsões apropriados. 

 

O saldo do orçamento é calculado a partir do valor do orçamento, descontando os valores comprometidos (em casos de estouro ou comprometimento já finalizado, o saldo é 0).  

 

É possível alterar a forma de distribuição do saldo do orçamento (como padrão: conforme avanço físico), escolhendo a forma de distribuição que melhor se encaixa com a lógica esperada para o item. Essa distribuição pode ser feita de todo o item (por exemplo: 100% do saldo distribuído conforme avanço físico +1) ou em partes (por exemplo: 40% à vista em um mês e 60% conforme avanço físico). 

 

Inserindo imagem... 

 

Já os ajustes, podem ser criados para corrigir os valores considerados para o cálculo de tendência. Eles podem ser positivos (exemplo: aditivos previstos, porém ainda não adicionados no ERP) ou negativos (exemplo: economias previstas). 

 

Na aba de ajustes é onde se pode visualizar os ajustes já criados, ou adicionar novos (escolhendo, no momento da criação, como o ajuste será distribuído no desembolso:  

 

 

As opções de distribuição são:   

  • Apenas em um mês (valor inteiro)  
  • Conforme o avanço físico* (informações que vem do CFF)  
  • É possível estabelecer um deslocamento de acordo com o avanço, positivo em casos de postergar pagamento (ex: avanço de 10% em agosto, pagamento de 10% em setembro) e negativo em caso de adiantamentos  
  • Vezes iguais a partir de um mês (e nesse caso, serão criados vários ajustes, dividindo o valor).  

 

*Em itens de avanço físico já finalizado, a opção virá desabilitada. 


 

O último passo na jornada de ajustes é o salvamento (que pode acontecer após um ajuste só, ou também após múltiplos ajustes). Para o salvamento, são duas as opções: 

  • Salvar que sobrescreve a versão ativa no momento 
  • Criar nova versão que mantém a versão ativa sem alterações e cria uma nova.
      

Como padrão, as novas versões são criadas com o nome “Revisão X” que pode ser renomeado posteriormente.

 

 

 

Ficou com alguma dúvida? Contate nosso suporte através do ícone azul no canto inferior direito!   

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo