Ao abrir a EAP até o último nível, estão disponíveis o detalhamento realizado e dos documentos de previsão.
Clicando no link de valor de cada uma das colunas, abre-se o detalhamento da categoria. A configuração para categorização é feita nas configurações, conforme mostrado nesse artigo.
A fonte dos documentos é o relatório Analítico de Apropriação de Obra, é de lá que vem todos os documentos do detalhamento e também de onde calculamos os valores de realizado e documentos de previsão, ou seja, valores comprometidos.
Informações adicionais são trazidas no subtítulo, com a % do comprometido que faz parte da categoria, e a somatória dos documentos com data até o período (mês de referência).
Com o botão “desconsiderar documento” um ajuste é criado com o valor negativo do documento em questão. Nada é alterado no realizado/ documentos de previsão, mesmo desconsiderando o documento ele seguirá nas categorias, mas haverá um ajuste "anulando" o seu valor na tendência e desembolso.
As informações exibidas nas colunas têm como origem o relatório Analítico de Apropriações por Obra, que contempla dados como data, documento, título/parcela, credor e valor apropriado. É possível aplicar filtros por data, documento e credor, facilitando a análise direcionada das informações.
No caso do filtro por credor, ele pode ser realizado diretamente dentro do detalhamento: ao selecionar um credor, serão exibidos apenas os documentos relacionados a ele, e o cabeçalho do detalhamento apresentará o total realizado correspondente ao filtro aplicado. Exemplo:
Os ajustes podem tanto serem criados a partir de documentos desconsiderados ou criados de forma livre, para considerar valores a mais ou a menos no cálculo da tendência, a partir da escolha do usuário.
Na criação dos ajustes, o usuário pode escolher como quer distribuí-lo no desembolso:
- Apenas em um mês (valor inteiro)
- Conforme o avanço físico (informações que vem do CFF)
- É possível estabelecer um deslocamento de acordo com o avanço, positivo em casos de postergar pagamento (ex: avanço de 10% em agosto, pagamento de 10% em setembro) e negativo em caso de adiantamentos
- Vezes iguais a partir de um mês (e nesse caso, serão criados vários ajustes, dividindo o valor).
- Em itens de avanço físico já finalizado, como o do exemplo, a opção virá desabilitada.
O último passo na jornada de ajustes é o salvamento (que pode acontecer após um ajuste só, ou também após múltiplos ajustes). Para o salvamento, são duas as opções:
- Salvar que sobrescreve a versão ativa no momento
- Criar nova versão que mantém a versão ativa sem alterações e cria uma nova.
Como padrão, as novas versões são criadas com o nome “Revisão X” que pode ser renomeado posteriormente.
Ficou com alguma dúvida? Contate nosso suporte através do ícone azul no canto inferior direito!
Este artigo foi útil?
Isso é ótimo!
Obrigado pelo seu feedback
Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)
Obrigado pelo seu feedback
Comentário enviado
Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo